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O Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) é uma ação da Capes cuja finalidade é o fomento à inovação e à elevação da qualidade dos cursos de formação para o magistério da Educação Básica, na perspectiva de valorização da carreira docente.
No âmbito deste Programa, atualmente o IFC tem o Projeto “Tempos e Espaços de Formação docente e inovação pedagógica”, que visa refletir e repensar as concepções e a organização dos cursos de licenciatura do IFC.
A proposta objetiva constituir tempos e espaços de encontros pedagógicos, a fim de promover a formação contínua dos professores formadores e contribuir com a melhoria do processo de formação de professores da educação básica.
Considerando a distância geográfica, o projeto viabilizará a aproximação e o intercâmbio entre os professores das licenciaturas atualmente ofertadas no IFC:
1. Ciências Agrícolas (Campus Araquari);
2. Química (Campus Araquari);
3. Pedagogia (Campus Blumenau);
4. Pedagogia (Campus Camboriú);
5. Matemática (Campus Camboriú);
6. Física (Campus Concórdia);
7. Matemática (Campus Concórdia);
8. Física (Campus Rio do Sul);
9. Matemática (Campus Rio do Sul);
10. Pedagogia (Campus Rio do Sul);
11. Matemática (Campus Sombrio);
12. Pedagogia (Campus Videira).
A estratégia de execução do projeto contempla atividades vinculadas aos três objetivos propostos no edital do PRODOCÊNCIA:
Objetivo 1: Reestruturar os projetos pedagógicos dos cursos para atender as demandas da educação básica.
Objetivo 2: Otimização dos Laboratórios de Práticas Pedagógicas.
Objetivo 3: Promover a formação contínua e integrada dos professores das licenciaturas, a fim de consolidar a identidade dos cursos. O produto almejado é a sistematização e socialização das práticas pedagógicas inovadoras (seminário e publicação de livro).
Para saber mais sobre o projeto “Tempos e Espaços de Formação docente e inovação pedagógica”, acesse: http://200.135.58.1/~prodocencia/wordpress/
Para saber mais a respeito do PRODOCÊNCIA, acesse: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/prodocencia.