Atualizado em 04/04/2022 15:57

Memorando Circular Nº 9/2020 – DIREXT/REI –  Recomendações relacionadas aos estágios obrigatórios e não obrigatórios e jovem aprendiz durante a pandemia de COVID – 19. (Anexo  do memorando) (NOVO)

 

Aprendizagem (Jovem Aprendiz)

O Jovem Aprendiz é um programa de aprendizagem voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho. Busca contribuir para a formação de jovens autônomos, que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade.

A experiência neste programa possibilita ao jovem/estudante assumir o papel de agente de desenvolvimento de sua própria carreira.

O IFC, por meio do Programa Jovem Aprendiz, visa inserir os jovens no mundo do trabalho, combater a evasão escolar e conscientizar sobre o trabalho infantil.

Legislação

A Lei da Aprendizagem n° 10.097/2000 determina cota entre 5% e 15% das vagas das companhias/empresas consideradas de médio e grande porte.

O Decreto Nº 9.579, de 22 de novembro de 2018, consolida atos normativos editados pelo Poder Executivo Federal que dispõem sobre a temática do aprendiz.

O estudante do IFC regularmente matriculado nos cursos médio/técnico ou subsequente, a partir de 16 anos, desde que possua carga horária disponível, pode participar do programa.

Para realização da aprendizagem é impreterível a celebração de Contrato de Aprendizagem ou Contrato de Trabalho Especial. Nossa instituição poderá estabelecer Acordos de Cooperação com Agentes de Integração para celebração dos contratos ou o próprio IFC poderá celebrá-los.

 

Para ser um Agente de Integração parceiro do  IFC:  (NOVO)

Edital  22/2022 – Chamada Pública para credenciamento de Agentes de Integração de estágio e programa jovem aprendiz, com base nas leis 11.788/2008 e 10.097/2000, mediante termo de contrato, não exclusivo e sem ônus financeiro entre os partícipes. A documentação completa deve ser enviada para: estagios@ifc.edu.br 

a) ANEXO I – Formulário de Plano de Trabalho

b) ANEXO II  – Termo de Contrato com Agente de Integração

c) ANEXO III –  Termo de Compromisso de Estágio Não Obrigatório 

d) ANEXO IV – Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório

e) ANEXO V   – Termo de Convênio de Estágio

 

 

 

Mais informações

Estudantes/servidores do IFC e Instituições/Empresas interessadas em formalizar contrato ou disponibilizar vagas para Jovens Aprendizes, podem entrar em contato com o responsável de sua região. Confira na página da equipe os responsáveis:

Equipe Pró-Reitoria de Extensão e nos Campi

Coordenação de Relações com o Mundo do Trabalho – PROEX 

e-mail: estagios@ifc.edu.br

Telefone:  (47) 3331 – 7847.